Assessoria/Palestra |
Para obter mais informações sobre palestra/assessoria, entre em contato conosco pelo telefone: (11) 95001-6559 |
Início |
Libertad |
Fale Conosco |
Compra de Livros |
Textos & Cia |
Assessoria/Palestra |
Currículo |
Vídeo/Áudio |
Provocações |
Memórias |
Novidades no Site |
Alguns temas trabalhados:
llBNCC e a (Re)Construção do Currículo: Desafios e Perspectivas Contemporâneas ( Novo) Objetivos: —Resgatar os Fundamentos Históricos, Antropológicos e Pedagógicos do Currículo —BNCC: Avanços, Contradições e Perspectivas —Sobre o Processo Participativo de Construção Curricular llAlegria de Educar (Novo) llInovação Educacional Crítica (Novo) Objetivos: —O esgotamento do Paradigma Instrucionista de Ensino —Fundamentos Epistemológicos do Processo de Ensino-Aprendizagem —Novo x “Novidade”: os Modismos em Questão —Implementando Inovações na Sala de Aula/Ambiente de Estudo e na Escola llEducação Infantil: Bonitezas e Desafios (Novo) llGestão da Sala de Aula A Gestão da Sala de Aula envolve três grandes dimensões: o Relacionamento Interpessoal, a Organização da Coletividade de Sala de Aula e o Trabalho com o Conhecimento lO Desafio da Qualidade da Educação A Qualidade da Educação que desejamos é aquela que está comprometida com a função social da escola na perspectiva de garantir a cada um e a todos 1.a Aprendizagem Efetiva, 2.o Desenvolvimento Humano Pleno e 3.a Alegria Crítica (Docta Gaudium) lAvaliação da Aprendizagem: Por uma Práxis Transformadora A Avaliação da Aprendizagem representa hoje, na prática concreta das instituições de ensino, um dos maiores desafios no sentido de superar seu histórico caráter classificatório e excludente, e vir a ser um instrumento capaz de apontar e trabalhar os aspectos positivos, negativos e potenciais da aprendizagem e do desenvolvimento humano dos educandos lCurrículo: A Atividade Humana como Princípio Educativo Objetivos: —Refletir sobre as formas de organização dos saberes, recursos e pessoas, no espaço e no tempo, como elementos estruturantes da aprendizagem e do desenvolvimento humano —Resgatar alguns princípios orientadores para a prática pedagógica, superando o currículo disciplinar instrucionista, marcado pela passividade e/ou mecanicismo, em direção a um currículo que tem a atividade humana, tanto discente quanto docente, como princípio educativo.
lO que é necessário para que o aluno aprenda? Fundamentos da Aprendizagem Humana Objetivos: —Apontar a necessidade de superar equívocos na prática pedagógica em relação ao processo de conhecimento —Refletir sobre o núcleo do trabalho do professor, a questão do processo de aprendizagem, da construção do conhecimento por parte do aluno —Trabalhar alguns fundamentos epistemológicos e pedagógicos básicos da atividade docente.
lA Questão do Interesse e da Mobilização - Desafios e Perspectivas Contemporâneas Objetivos: —Analisar o problema do interesse e da motivação, procurando compreender o que está acontecendo hoje em termos de sociedade, escola e sala de aula —Refletir sobre o desafio da afetividade (desejo, interesse, motivação, mobilização) na complexa realidade escolar contemporânea —Trabalhar algumas perspectivas para a mobilização para a aprendizagem, no horizonte de uma nova relação em sala de aula e na escola, pautadas numa postura de humanização.
lIdentidade Docente em Construção: os Desafios da Formação e da Ética Objetivos: —Analisar, numa perspectiva histórico-cultural, o que se passa em termos do macroprocesso social e suas repercussões para o cotidiano e a identidade do professor —Refletir sobre o papel do professor no contexto atual de complexidade e as respectivas demandas éticas e formativas —Apontar algumas perspectivas de ação, em especial no sentido do resgate do querer e do poder do professor.
l(In)Disciplina: Construção da Disciplina Consciente e Interativa em Sala de Aula e na Escola lProjeto Político-Pedagógico: Significado e Princípios de Elaboração lPlanejamento da Atividade de Ensino lTrabalho por Projetos: Fundamentos Epistemológicos e Pedagógicos lMobilização para a Aprendizagem lMetodologia Dialética de Construção do Conhecimento em Sala de Aula lCiclos de Formação lProfessor: Identidade e Trajetória como Sujeito de Transformação lFormação Docente: Desafios Éticos e Epistemológicos lAvaliação como Prática de Inclusão lPapel da Coordenação Pedagógica |
Para falar conosco:
Tel.: (11) 95001-6559
e-mail: vendaslibertad@uol.com.br celsovasconcellos@uol.com.br
|
ÙTopo |
www.celsovasconcellos.com.br |