Assessoria/Palestra

Para obter mais informações sobre palestra/assessoria,  entre em contato conosco pelo telefone:

(11)   95001-6559 

Início

Libertad

Fale Conosco

Compra de Livros

Textos & Cia

Assessoria/Palestra

Currículo

Vídeo/Áudio

Provocações

Memórias

Novidades no Site

Alguns temas trabalhados:

 

llBNCC e a (Re)Construção do Currículo: Desafios e Perspectivas Contemporâneas

     ( Novo)

Objetivos:

—Resgatar os Fundamentos Históricos, Antropológicos e Pedagógicos do Currículo

—BNCC: Avanços, Contradições e Perspectivas

—Sobre o Processo Participativo de Construção Curricular

llAlegria de Educar (Novo)

llInovação Educacional Crítica (Novo)

Objetivos:

O esgotamento do Paradigma Instrucionista de Ensino

Fundamentos Epistemológicos do Processo de Ensino-Aprendizagem

Novo x “Novidade”: os Modismos em Questão

Implementando Inovações na Sala de Aula/Ambiente de Estudo e na Escola

llEducação Infantil: Bonitezas e Desafios (Novo)

llGestão da Sala de Aula

A Gestão da Sala de Aula envolve três grandes dimensões: o Relacionamento      Interpessoal, a Organização da Coletividade de Sala de Aula e o Trabalho com o       Conhecimento

 lO Desafio da Qualidade da Educação

A Qualidade da Educação que desejamos é aquela que está comprometida com a função social da escola na perspectiva de garantir a cada um e a todos 1.a Aprendizagem Efetiva, 2.o Desenvolvimento Humano Pleno e 3.a Alegria        Crítica (Docta Gaudium)

 lAvaliação da Aprendizagem: Por uma Práxis Transformadora

A Avaliação da Aprendizagem representa hoje, na prática concreta das instituições de ensino, um dos  maiores desafios no sentido de superar seu histórico caráter classificatório e excludente, e vir a ser um instrumento capaz de apontar e trabalhar os aspectos positivos, negativos e potenciais da aprendizagem e do desenvolvimento humano dos educandos

 lCurrículo: A Atividade Humana como Princípio Educativo

Objetivos:

—Refletir sobre as formas de organização dos saberes, recursos e pessoas, no espaço e no tempo, como elementos estruturantes da aprendizagem e do desenvolvimento humano

—Resgatar alguns princípios orientadores para a prática pedagógica, superando o currículo disciplinar instrucionista, marcado pela passividade e/ou mecanicismo, em direção a um currículo que tem a atividade humana, tanto discente quanto docente, como princípio educativo.

 

 lO que é necessário para que o aluno aprenda? Fundamentos da Aprendizagem

       Humana

Objetivos:

—Apontar a necessidade de superar equívocos na prática pedagógica em relação ao processo de conhecimento

—Refletir sobre o núcleo do trabalho do professor, a questão do processo de aprendizagem, da construção do conhecimento por parte do aluno

—Trabalhar alguns fundamentos epistemológicos e pedagógicos básicos da atividade docente.

 

 lA Questão do Interesse e da Mobilização - Desafios e Perspectivas

       Contemporâneas

Objetivos:

—Analisar o problema do interesse e da motivação, procurando compreender o que está acontecendo hoje em termos de sociedade, escola e sala de aula

—Refletir sobre o desafio da afetividade (desejo, interesse, motivação, mobilização) na complexa realidade escolar contemporânea

—Trabalhar algumas perspectivas para a mobilização para a aprendizagem, no horizonte de uma nova relação em sala de aula e na escola, pautadas numa postura de humanização.

 

 lIdentidade Docente em Construção: os Desafios da Formação e da Ética

Objetivos:

—Analisar, numa perspectiva histórico-cultural, o que se passa em termos do macroprocesso social e suas repercussões para o cotidiano e a identidade do professor

—Refletir sobre o papel do professor no contexto atual de complexidade e as respectivas demandas éticas e formativas

—Apontar algumas perspectivas de ação, em especial no sentido do resgate do querer e do poder do professor.

 

 l(In)Disciplina: Construção da Disciplina Consciente e Interativa em Sala de Aula e 

       na Escola

 lProjeto Político-Pedagógico: Significado e Princípios de Elaboração

    lPlanejamento da Atividade de Ensino

 lTrabalho por Projetos: Fundamentos Epistemológicos e Pedagógicos

 lMobilização para a Aprendizagem

 lMetodologia Dialética de Construção do Conhecimento em Sala de Aula

 lCiclos de Formação

 lProfessor: Identidade e Trajetória como Sujeito de Transformação

 lFormação Docente: Desafios Éticos e Epistemológicos

 lAvaliação como Prática de Inclusão

 lPapel da Coordenação Pedagógica

Para falar conosco:

 

Tel.: (11)    95001-6559

 

e-mail: vendaslibertad@uol.com.br

           celsovasconcellos@uol.com.br

 

Caixa de Texto:
Ù
Topo

www.celsovasconcellos.com.br