40 Olhares sobre a Pedagogia do Oprimido

 

 

 

 

 

 

Liberdade

                                                       Celso dos S. Vasconcellos

Liberdade é o grande eixo da obra de Paulo Freire. A primeira produção de maior repercussão foi Educação como Prática da Liberdade. Sua grande obra, Pedagogia do Oprimido, trata da luta dos oprimidos para a superação da negação da liberdade. Sua última obra, Pedagogia da Autonomia, tem como referência a autonomia que é um outro nome para a liberdade. Por aí podemos perceber um dos motivos da vitalidade da obra de Freire, uma vez que a liberdade se confunde com o próprio processo de humanização. Meus primeiros contatos com a Pedagogia do Oprimido se deram em 1977, através de textos mimeografados que refletíamos antes de sair para as rondas da OAF (Organização de Auxílio Fraterno), nos sábados à noite. Eu era um jovem produto do milagre brasileiro (técnico em eletrônica pela ETI Lauro Gomes e aluno de engenharia eletrônica da Escola Politécnica da USP) e, como tantos outros, não tinha a menor noção do que se passava efetivamente na sociedade. Pelo contato com o movimento estudantil, com a OAF e pelas mãos de Freire, um mundo novo se abria para mim. Desde então, nunca mais a Pedagogia do Oprimido me abandonou. Minha atividade principal é a de formação de professores e, quando menos espero, já estou fazendo referência à obra. Retomando formalmente o texto, é bonito perceber como muita coisa foi tão internalizada que se tornou minha também.

 

Celso dos S. Vasconcellos é diretor do Libertad - Centro de Pesquisa e Formação Pedagógica/SP e, ao responder a pergunta “Menino, quem foi teu mestre?”, tem orgulho de dizer que foi aluno de Paulo Freire.

 

Início

Libertad

Fale Conosco

Compra de Livros

Textos & Cia

Assessoria/Palestra

Currículo

Vídeo/Áudio

Provocações

Memórias

Novidades no Site

Para falar conosco:

 

Tel.: (11)  5062-8515  95001-6559

 

e-mail: vendaslibertad@uol.com.br

           celsovasconcellos@uol.com.br

 

www.celsovasconcellos.com.br

Publicado em: 40 olhares sobre os 40 anos da Pedagogia do Oprimido / Moacir Gadotti, (org.). — São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2008 — (Instituto Paulo Freire. Série Cadernos de Formação; 1)

 

                                  [Baixar Obra]