Resgate do Professor como Sujeito de Transformação

Disponível para Entrega 13ª Edição

Para Onde Vai o Professor?  Resgate do Professor como Sujeito de Transformação 

O professor anda perplexo com tudo aquilo que vem acontecendo com ele, com a escola e com a sociedade. Há uma profunda mudança na relação Escola-Sociedade e parece que não nos demos conta suficientemente disto. 

A produção do homem é algo que, em tese, cabe à sociedade como um todo fazer. O que tem ocorrido é que paulatinamente esta função tem sido transferida para uma instância particular: a escola! Há um movimento progressivo: a aprendizagem de condutas e de saberes passa das famílias e das comunidades à escola (desde os hábitos educacionais elementares: escovar dente, amarrar sapato, respeitar os
mais velhos, etc.). 

Por outro lado, hoje o professor está órfão de pai (Estado — que representa os interesses da classe dominante) e de mãe (Sociedade Civil): de pai, porque o Estado já não precisa tanto dele para a formação de mão-de-obra e para a inculcação ideológica, e de mãe, porque a Sociedade, a Comunidade, não identifica o professor como um aliado, uma vez que “já não se fazem professores como antigamente”. 

Vivemos, pois, este paradoxo: nunca se precisou/pediu tanto do professor e nunca se deu tão pouco a ele —tanto do ponto de vista da formação, quanto
da remuneração e das condições de trabalho. 

Entendemos que, mais do que nunca, é o momento do resgate do professor como sujeito histórico de transformação, se comprometendo com a alteração das condições de seu trabalho, tanto do ponto de vista objetivo, quanto subjetivo e articulando um novo Projeto Político-Pedagógico. Este é o eixo da reflexão nesta obra.

Início

Libertad

Fale Conosco

Compra de Livros

Textos & Cia

Assessoria/Palestra

Currículo

Vídeo/Áudio

Provocações

Memórias

208 pág.  Formato: 16 x 23 cm

Preço: R$  49,00

Novidades no Site

Informações: (11) 5062-8515

vendaslibertad@uol.com.br

www.celsovasconcellos.com.br

              ISBN:  85-85819-08-1
              ISBN-13
:  978-85-85819-08-8