Planejamento:Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico
Por uma série de distorções históricas, o planejamento, seja como Projeto de Ensino-Aprendizagem ou Projeto Político-Pedagógico, acabou ficando marcado, na representação dos educadores, tanto pelo ‘Impossível’ (não é possível planejar de forma autêntica), quanto pelo ‘Contingente’ (não é necessário, da maneira como vem acontecendo não resolve). Nosso desafio é resgatá-lo como ‘Necessário’ e ‘Possível’. Entendemos que é preciso superar a adesão deslumbrada (que considera o planejamento como uma espécie de panaceia), ou a pura e simples rejeição (que considera-o como empulhação), compreendendo-o como prática humana contraditória, tendo lucidez de seus limites (constrangimentos naturais, sociais ou inconscientes, concepções equivocadas), mas também de suas potencialidades (tomada de consciência, elemento articulador da ação).
Na sua essência, a educação é projeto, e, mais do que isto, encontro de projetos; encontro muitas vezes difícil, conflitante, angustiante mesmo; todavia altamente provocativo, desafiador, e, porque não dizer, prazeroso, realizador.
Mais do que sistematizar e disponibilizar ferramentas, esperamos estar colaborando para romper bloqueios e apontar caminhos, a fim de fazer do Planejamento um Méthodos de Trabalho do educador (pessoal e coletivamente), que o ajude na tarefa tão urgente e essencial de transformar a prática, na direção de um ensino mais significativo, crítico, criativo e duradouro, como mediação para a construção da cidadania, na perspectiva da autonomia e da solidariedade. Que o planejamento efetivamente deixe de ser visto como função burocrática, formalista e autoritária, e seja assumido como forma de resgate do trabalho, de superação da alienação, de reapropriação da existência.
Aborda os seguintes aspectos:
lA problemática atual do Planejamento na Educação
lRessignificação da Prática do Planejamento
lFundamentos Histórico-Antropológicos do Planejamento
lProcesso de Planejamento
lTipos e níveis de Planejamento
lEstrutura e Elaboração do Projeto de Ensino-Aprendizagem
lEstrutura e Elaboração do Projeto Político-Pedagógico
Este livro é essencial para as instituições que estão elaborando ou revisando seus Projetos Político-Pedagógicos (concepção e metodologia de elaboração do Projeto)
[Obs.: Até a 4a edição, o título deste livro era Planejamento: Plano de Ensino-Aprendizagem e Projeto Educativo]