Construção do Conhecimento em Sala de Aula
"O conhecimento é a grande categoria do processo educacional. É estratégia fundamental e privilegiada de vida, de uma vida práxica que se constrói, histórica e socialmente, no cotidiano que emoldura a catalisa nossas experiências. O conhecimento é mediação central do processo educativo. E aí ele se constrói concretamente, supondo evidentemente intencionalidade, metodologia e planejamento".
"Celso Vasconcellos vem trazer, através deste livro, uma valiosa contribuição, na medida em que coloca e desenvolve esta discussão, não mais num plano puramente especulativo, mas naquele plano bem concreto e imediato da prática real do educador. É isso mesmo: sem perder, em nenhum momento, o apoio rigoroso de seus referenciais teóricos, a exposição/ reflexão de Celso parte da experiência concreta do trabalho pedagógico na sala de aula, onde ele acontece de maneira efetiva e imediata. A abordagem desenvolvida pelo autor já é uma experiência muito palpável da unidade profunda dos processos envolvidos na relação educacional. Com razão, afirma que é na sala de aula que 'o professor tem sua prática, seleciona conteúdos, passa posições políticas, ideológicas, transmite e recebe afetos e valores'. A relação pedagógica, cerne da efetivação da formação humana, é mediada pela própria realidade, pois nela se 'dialoga' sobre o mundo real". (Trechos do Prefácio, por Antonio Joaquim Severino))
Esta obra visa:
-Possibilitar uma tomada de consciência dos pressupostos implícitos na prática pedagógica
-Fazer a crítica da relação pedagógica de cunho tradicional, alienado
-Despertar para a necessidade de superar a relação pedagógica baseada na mera justaposição, em direção à interação
-Trabalhar os fundamentos da Metodologia Dialética de Construção do Conhecimento em Sala de Aula, estabelecendo alguns princípios norteadores da prática pedagógica.
|