Construção do Conhecimento

Disponível para Entrega 18ª Edição

Início

Libertad

Fale Conosco

Compra de Livros

Textos & Cia

Assessoria/Palestra

Currículo

Vídeo/Áudio

Provocações

Memórias

144 pág.  Formato: 16 x 23 cm

Preço: R$  30,00—Promoção

Novidades no Site

Informações: (11) 95001-6559

vendaslibertad@uol.com.br

« Voltar       -      Próximo »

www.celsovasconcellos.com.br

              ISBN:  85-85819-01-4
              ISBN-13
:  978-85-85819-01-9

Construção do Conhecimento em Sala de Aula 

"O conhecimento é a grande categoria do processo educacional. É estratégia fundamental e privilegiada de vida, de uma vida práxica que se constrói, histórica e socialmente, no cotidiano que emoldura a catalisa nossas experiências. O conhecimento é mediação central do processo educativo. E aí ele se constrói concretamente, supondo evidentemente intencionalidade, metodologia e planejamento". 

"Celso Vasconcellos vem trazer, através deste livro, uma valiosa contribuição, na medida em que coloca e desenvolve esta discussão, não mais num plano puramente especulativo, mas naquele plano bem concreto e imediato da prática real do educador. É isso mesmo: sem perder, em nenhum momento, o apoio rigoroso de seus referenciais teóricos, a exposição/ reflexão de Celso parte da experiência concreta do trabalho pedagógico na sala de aula, onde ele acontece de maneira efetiva e imediata. A abordagem desenvolvida pelo autor já é uma experiência muito palpável da unidade profunda dos processos envolvidos na relação educacional. Com razão, afirma que é na sala de aula que 'o professor tem sua prática, seleciona conteúdos, passa posições políticas, ideológicas, transmite e recebe afetos e valores'. A relação pedagógica, cerne da efetivação da formação humana, é mediada pela própria realidade, pois nela se 'dialoga' sobre o mundo real". (Trechos do
Prefácio, por Antonio Joaquim Severino)) 

Esta obra visa: 

-Possibilitar uma tomada de consciência dos pressupostos implícitos na prática pedagógica 

-Fazer a crítica da relação pedagógica de cunho tradicional, alienado 

-Despertar para a necessidade de superar a relação pedagógica baseada na mera justaposição, em direção à interação 

-Trabalhar os fundamentos da Metodologia Dialética de Construção do Conhecimento em Sala de Aula, estabelecendo alguns princípios norteadores da prática pedagógica.